BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 18 de maio de 2010

"PROJETO FRACTAIS" - Parte I

Há mais ou menos 10 anos, descobri a geometria fractal e me apaixonei. Resolvi então escrever um projeto propondo a introdução do conteúdo nas últimas séries do ensino fundamental. Apliquei-o no ano de 1998 na Escola Sesi Benjamin Guimarães, do sistema FIEMG e foi um sucesso.

A introdução da geometria fractal no ensino fundamental é uma proposta inovadora, pois é um contéudo ainda pouco conhecido e difundido e não faz parte dos currículos escolares. É uma disciplina fascinante que nos dá chance de sair um pouco da sala de aula e fazer apresentar uma matemática diferente e prazerosa, longe de cálculos e fórmulas apresentadas nos livros didáticos.

Reformulei e atualizei o projeto e, no dia 17/05/2010, começamos o "Projeto Fractais", que será realizado pelos alunos dos 8º anos da Escola Municipal José Maria da Fonseca.

O projeto será realizado em 6 etapas e culminará com uma exposição de cartões tridimensionais e figuras fractais criados pelos alunos no laboratório de informática.


1º Dia : "Brainstorm"

Na semana passada fizemos a divisão das salas em quatro grupos e também foram sorteados os assuntos a serem pesquisados. No final de semana foi proposto que eles etrouxessem todo material encontrado na Internet para a sala de aula. Hoje eles se reuniram e fizeram o que chamamos de Brainstorm ( chique, né?), onde expressaram todas as ideias, mostraram o materiais pesquisados aos componentes do grupo e resolveram como farão o trabalho, que material e mídias irão usar para a apresentação do grupo e como será feito o trabalho escrito.
Todas as etapas do projeto serão fotografadas e postadas aqui no blog.

Alunos dos 8º anos A e B





Link para essa postagem


Um comentário:

Tiago Camilotti disse...

Boa noite IDA... Estou deixando esse comentário no seu blog pra parabenizar pela proposta do seu blog. Gostei de verdade...

E também eu percebi que você linkou meu blog na coluna "Tô seguindo...".
Se você quiser atualizar o endereço do meu blog na sua página, o endereço é

http://www.advocaciadorock.com.br/

Obrigado, atualiza meu link e acompanhe as últimas postagens do meu blog.

Abraço, volte sempre ao Advocacia!

Blog Widget by LinkWithin