BlogBlogs.Com.Br

sábado, 27 de fevereiro de 2010

O grão que vale Ouro.



O grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20 e 30% de sua constituição é pura proteína. Possui muitas fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, faz ganhar massa muscular, aumenta o bom humor, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino.

Mas sua qualidade mais famosa é de gerar felicidade: possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate essa bela fonte de bem-estar e redução do estresse.
"Em seres humanos metabolicamente normais, o aumento do consumo do grão-de-bico tem como conseqüência uma maior produção da serotonina", destacam Leonardo S. Boiteux e Maria Esther de Noronha Fonseca, do Laboratório de Melhoramento Genético & Análise Genômica do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília.

Por ter ômega 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode se beneficiar da leguminosa.

"Tem carboidratos complexos, ou seja, possuem uma metabolização lenta no organismo. Por também ser rico em fibras, proporciona sensação de saciedade e a pessoa só vai sentir fome bem mais tarde", explica a nutricionista baiana Solange Carvalho.

Os pesquisadores da Embrapa Hortaliças destacam que as sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogênios do que as do feijão - substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e de problemas cardiovasculares. Os fitoestrogênios também são usados na reposição hormonal após a menopausa.


RECEITAS COM GRÃO DE BICO

HOMUS TAHINE

(pasta de grão de bico)

Ingredientes:

250 grs de GRÃO DE BICO
1 1/2 xícara de ÁGUA do cozimento dos grãos
1/2 xícara (chá) de TAHINE (mexa-o bem, antes de medir)
4 colheres (sopa) de SUCO DE LIMÃO
2 dentes de ALHO socados
1/4 de xícara de AZEITE DE OLIVA
SAL a gosto

Modo de preparo:

1) Deixe o GRÃO DE BICO de molho em água por 6 a 12 horas (para facilitar o cozimento, pois o grão é muito duro);
2) Cozinhe-o em panela de pressão, sem temperos (como se cozinha feijão) até que fique cozido, mas sem desmanchar (as cascas se soltarão dele; é asim mesmo);
3) Ainda quente (porém sem estar fervendo) coloque o GRÃO DE BICO (com as casacas, ou tire algumas, se quiser) no processador ou liquidificador, junto com 1 1/2 xícara da ÁGUA em que foi cozido (ponha a água por baixo, no recipiente, para facilitar o processamento e junte um pouquinho mais da água, se necessário, para que fique um creme bem firme e pastoso;
4) Acrescente à pasta o AZEITE, o TAHINE, o SUCO DE LIMÃO, o ALHO e o SAL, continuando a bater.
5) Deixe esfriar e colque em vasilha de vidro ou vasilha plástica, na geladeira (cubra com um pouquinho de azeite, para conservar mais).
OBS: Dura cerca de 3 a 4 dias na geladeira, se estiver com boa refrigeração.

Acompanhamento:

Esta é uma pasta da culinária árabe e pode ser acompanhada com pão sírio e outros tipos de pães, bem como com torradas, etc.
Para servir, arrume-a em vasilha pequena, mais funda e decore com ramos de hortelã (fica delicioso comer a hortelã junto).

SALADA DE GRÃO DE BICO COM AGRIÃO

Ingredientes:

- 1 pacote de grão de bico

- 1 pimentão verde pequeno

- 2 tomates

- 1/2 cebola

- Agrião

- Suco de 2 limões

- Salsa e cebolinha a gosto

- Azeite a gosto

- Sal a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o grão de bico por 35 minutos em panela de pressão. Os grãos devem ficar firmes, mas não duros, para não desmancharem. Resfrie-os em água fria, escorra e reserve.

Pique a cebola e o pimentão em cubinhos pequenos. Reserve. Pique a salsa e a cebolinha, e por fim pique os tomates em cubos maiores (sugiro retirar as sementes do tomate para que a salada não fique muito aguada). Coloque todos os ingredientes e temperos numa saladeira e misture. Coloque os ramos de agrião em volta da salada na hora de servir. Prontinho!

FALAFEL


O FALAFEL é um bolinho originário do Oriente Médio, feito com grão-de-bico.

Ingredientes:

400 g de grão-de-bico cozido
1 colher (sopa) de salsinha fresca picada
½ cebola pequena picada
1 colher (chá) de cominho moído
1 colher (chá) de coentro moído
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e pimenta
200 ml de óleo de girassol

Mode de preparo:

Coloque o grão-de-bico, a cebola, o alho, o cominho, o coentro, a farinha, a salsinha e os temperos no processador e bata até formar uma pasta uniforme.
Despeje a mistura numa superfície polvilhada com um pouco de farinha. Divida em 12 porções iguais, faça bolinhas e depois achate.
Coloque o óleo na frigideira e aqueça em fogo forte. Frite os falafels por 2-3 minutos cada lado, ou ate ficarem dourados e crocantes.
Retire o falafel da frigideira com o auxílio de uma escumadeira. Coloque sobre um prato forrado com papel toalha para absorver o excesso de óleo.


CALDO DE GRÃO DE BICO


Ingredientes:


2 tomates descascados

1/2 maço de salsão

2 cebolas

4 dentes de alho

Sal a gosto

1 kg de grão-de-bico

2 peitos de frango grandes

1 colheres de chá de pimenta do reino

Pimenta malagueta a gosto

4 colheres de sopa de azeite extra virgem

3 tabletes de caldo de galinha

1 colher de sopa de vinagre


Modo de preparo:


Cozinhe o grão-de-bico, bata no liquidificador e coe. Cozinhe os peitos de frango com bastante água, até desmanchar. Misture com o grão-de-bico resfriado. Bata a cebola, tomate e o alho. Misturar com o caldo. Bata o salsão e coe. Junte todos os ingredientes restantes e deixe cozinhar até engrossar. Sirva em canequinhas nos dias de frio.



Link para essa postagem


Um comentário:

Elaine Barnes disse...

Menina que genial esse post. Não sabia dos benefícios. Eu adoro como salada e puchero. As receitas que nos deu são maravilhosas e com certeza farei. Não sabia que era tão bom pra saúde senão teria colocado no meu dia a dia. É muito caro, por isso só fazia em ocasiões especiais. Também tinha impressão que engordava demais! Agora com toda essa aula já vou comprar. Montão de bjs e abraços agradecidos

Blog Widget by LinkWithin