BlogBlogs.Com.Br

sábado, 31 de outubro de 2009

Projeto Leitura para Todos

Passando o fim de semana em BH, me deparei com uma novidade que achei super bacana...o projeto Leitura Para Todos. Novidade para mim, que já não moro mais aqui, mas o projeto é de 1994 e parece que está dando certo. Consiste em  textos literários "amarrados" nas cadeiras dos coletivos e trocados periodicamente. Este é um projeto que poderia ser seguido pelas prefeituras de outras cidades.
 Abaixo, texto explicativo da BHTRANS sobre o projeto.





Projeto premiado


Tendo em vista que os serviços de transporte público são locais de presença temporária, mas cotidiana, nasceu em 2004 o projeto Leitura para Todos, resultado da união do projeto A Tela e o Texto, da Faculdade de Letras da UFMG, com a BHTRANS. Pelo seu caráter, é possível pensar o transporte público como facilitador do acesso à cultura e à cidadania. Essa parceria une os objetivos das duas entidades: por um lado, coloca à disposição da população textos literários, oferecendo mais contato com a riqueza da literatura brasileira e provocando no leitor a curiosidade em relação à leitura; por outro, humaniza a viagem no transporte coletivo, pensando o interior do veículo como espaço de trocas e fluxos culturais.



Inicialmente, a BHTRANS financiou o projeto-piloto com recursos próprios e cuidou da logística de sua implantação em uma linha da rede de transporte coletivo da cidade. Em cada ônibus são afixadas cerca de 20 lâminas, cada uma delas com dois textos diferentes - frente e verso -, totalizando 40 textos, que ficam disponíveis para a leitura dos passageiros ao longo de dois a três meses, sendo então transferidos para outros veículos. Em três anos e meio, estima-se que mais de 200 mil pessoas já puderam desfrutar do projeto e os resultados são promissores: uma pesquisa apontou que 71% dos entrevistados passaram a se interessar mais pela leitura após terem contato com os textos nos ônibus de BH.



No dia 30/10/07 o Leitura para Todos ganhou o prêmio VIVALEITURA, uma inicitaiva do Ministério da Educação, Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos, na categoria "Sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas e universidades", concorrendo com 1.860 projetos de todo o Brasil. O objetivo do prêmio é fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura no país.




Fonte: BHTRANS





Link para essa postagem


5 comentários:

Fatima disse...

Gosto muito deste projeto tb.
Bjs.

Cris Tarcia disse...

Ola Ida, realmente este projeto é muito bom, ja li varios textos interessantes no onibus.
Aqui temos tb o Sempre um papo, sempre participo dos eventos.

Um beijo e uma linda noite

Elaine Barnes disse...

Já pensou se aderissem em SP? bjs

Lucimar Sant`Ana disse...

Um projeto maravilhoso, que deveria ser copiado por todos os Estados.
A leitura desperta o entendimento e alivia a alma.
Um ótimo domingo!
Beijos.

Casa Corpo e Cia. disse...

Bom dia querida!
Achei o máximo projeto e a idéia, mesmo sabendo que em muitos lugares isto seria destruído em dois tempos por vandalos que não tem amor próprio.


Tenha um lindo dia e ótimo feriado.
BjOs da Re.

Blog Widget by LinkWithin