BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 30 de março de 2010

CAOS E ORDEM

A dualidade que rege o universo desde o seu primórdio.






O estudo dos fractais está ligado à teoria do caos, que busca padrões organizados de comportamento dentro de um sistema aparentemente aleatório. Na mitologia grega, Caos era o estado não-organizado, ou o Nada, de onde todas as coisas surgiam. Mas não era apenas o mero vácuo e sim o estado de escuridão e nebulosidade infinita.

A cosmogonia de Orphic afirma que Chronos (personificação do tempo) deu origem a Ether e a Caos sendo que este formou um enorme ovo de onde nasceu o Paraíso, a Terra e Eros. De acordo com a Teogonia de Hesiold, o Caos precedeu a origem não só do mundo, mas também dos deuses...


Hoje em dia - com o desenvolvimento da matemática e ciência - a Teoria do Caos surgiu para compreender as flutuações erráticas e irregulares da natureza, resíduos da formação primordial vinda do grande ovo de Caos.

Sistemas de comportamento caótico são encontrados em muitos campos da ciência e engenharia e são estudados, pois muitas vezes são achados padrões que mostram uma estrutura ordenada no sistema.


Uma característica de um sistema caótico é que ele sempre mostra "sensibilidade às condições iniciais", isto é, qualquer perturbação no estado inicial do sistema, não importando quão pequena seja, levará rapidamente a uma grande diferença no estado final, fazendo com que a previsão do futuro torne-se muito difícil. Porém, compreendendo o comportamento caótico, muitas vezes é possível entender como o sistema se comportará como um todo ao longo do tempo.


Apesar das inúmeras aplicações e utilidades, os fractais ainda têm um longo caminho pela frente. Faltam muitas ferramentas e vários problemas continuam sem solução. Uma teoria completa e unificada é necessária e a pesquisa prossegue neste sentido.







Fonte:
http://www.fractarte.com.br/


Link para essa postagem


7 comentários:

saleluz disse...

A Paz do SENHOR JESUS nosso DEUS e salvador.

Gosto de falar o evangelho.Quero que você seja feliz.Por isso precisamos viver pela fé.

JESUS é JEOVÁ,veja o que o profeta ISAIAS diz:
ISAIAS cap 9 ver.6

Porque um menino nos nasceu,um filho se deu;e o principado está sobre os seus ombros;e o seu será Maravilhoso Conselheiro,DEUS forte,PAI da eternidade,prímcipe da Paz.

Este menino que o profeta se refere é JESUS,que nasceu da virgem santa de nome Maria.Portanto JEOVÁ se fez carne no seio da virgem.

Ela dará a luz um filho e lhe porá o nome de JESUS,porue Ele salvará oseu povodos seus pecados.
S.Mateus cap 1 verc.21

Gostei do seu blog tem umas fotos interessantes.

Anônimo disse...

Que Cazzo es esto ?

Vicente Adeodato disse...

Bom dia Ida,

Que prazer receber seu comentário. Gostei do post e do video destes fractais, e do texto também.

Abraços

Vicente Adeodato

ProfessorNelsonMS disse...

Ida,

Já tive oportunidade de comentar contigo algo a respeito de fractais :

"Vejo que trabalhar Fractais em sala de aula não é modismo, é uma necessidade. Isso porque o estudo dos fractais nos possibilita entender muito sobre a vida em vários aspectos. Cito como exemplo a presença de padrões. Estes, como tudo na vida, são regidos por leis naturais, nós vemos a presença destes padrões nas relações interpessoais e intrapessoais".

Fiquei contente em ver este post em seu blog e por saber que você trata desse assunto em sala de aula.

Vejo que nossos blogs têm um ponto em comum que considero de máxima importância, eles tratam assuntos relacionados e relevantes ao processo de educação sem que isso esteja declarado. Aliás, a aprendizagem é um processo natural e, consequentemente, espontâneo.

Um abraço.

Nelson

Waldemiro Romanha disse...

Muito bom o texto. Estamos apenas no começo do entendimento e da aplicação dessa abstração matemática no mundo real. Grande abraço.

DE TUDO UM POUCO disse...

Realmente, Waldemiro, estamos começando a entender os fractais, ainda iremos desvendar muitos mistérios através deles.

Raul Soares - MG Brasil disse...

Parabéns,você se supera cada dia mais...
Parbéns, este não é só um blog, mas uma obra voltada para a educação e cultura...um caminho a ser seguido.
tudo de bom pra vc.
Bijão

Blog Widget by LinkWithin